Quem será o favorito nas oitavas da libertadores?

Oitavas da Libertadores da América 2021: Quem sai na frente nos jogos de ida?

Depois de um mês e meio, a principal competição entre clubes da América do Sul está de volta. Afinal, os clubes classificados se enfrentam nos jogos de ida das oitavas da Libertadores da América.

Dos oito confrontos programados para as oitavas da Libertadores, apenas dois não contam com clubes brasileiros: Velez Sarsfield x Barcelona de Guayaquil e River Plate e Argentino Juniors. Portanto, há seis times nacionais brigando pela classificação para as quartas de final.

Vale lembrar que o Brasil conquistou as últimas duas edições do campeonato. Em 2019, o Flamengo superou o River Plate e, na decisão da temporada 2020, Santos e Palmeiras se enfrentam no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Nos últimos minutos, Breno Lopes acertou uma bela cabeçada e garantiu o bicampeonato do Verdão.

Confrontos das oitavas da Libertadores da América

E, neste ano, quem deve conquistar a Glória Eterna? De qualquer forma, o campeão deverá passar pelas oitavas da Libertadores da América antes de levantar a taça. Confira a seguir uma previsão para os confrontos desta semana:

Boca Juniors x Atlético-MG

O Atlético-MG vai até à Argentina encarar o Boca Juniors no temido estádio de La Bombonera nesta terça-feira, a partir das 19h15. O jogo de volta está previsto para a semana que vem, em mesmo dia e horário, no MIneirão, em Belo Horizonte (MG).

O Boca Juniors realizará o primeiro confronto oficial desde a queda para o Racing, na Copa da Liga Argentina. A equipe ficou em segundo lugar na sua chave, chegando a 10 pontos, três a menos que o líder Barcelona do Equador. O treinador Miguel Ángel Russo deve escalar com Rossi; Weigandt, Izquierdoz, Rojo e Sández; Rolón, Medina e González; Villa, Pavón e Briasco.

Já o técnico Cuca lida com uma série de desfalques e pode entrar em campo com Everson; Mariano, Igor Rabello, Réver e Junior Alonso; Allan, Tchê Tchê, Zaracho e Hyoran (Nacho ou Dodô); Savarino e Hulk. O Galo chega embalado pelas boas atuações no Brasileirão, além de ser dono da melhor campanha na fase de grupos do torneio, com 16 pontos.

Cerro Porteño x Fluminense

O Fluminense viaja até Assunção para enfrentar o Cerro nesta terça-feira, em La Olla. O confronto de volta das oitavas da Libertadores está programado para Maracanã, na próxima terça-feira. Os mandantes ficaram na segunda colocação no Grupo H, atrás de Atlético Mineiro, mas superando o La Guaira e o América de Cali.

O treinador Francisco Arce deve preparar o seu Cerro com os seguintes atletas: Jean; Espínola, Alexis Duarte, Adorno e Alan Rodríguez; Giménez, Villasanti, Carrascal e Aquino; Morales e Boselli. Enquanto Roger Machado comandou o Flu à liderança de um grupo bastante complicado, no qual precisou superar River Plate, Junior Barranquilla e Santa Fé.

O Tricolor somou 11 pontos. A formação titular provável: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Egídio; André, Yago e Nenê; Gabriel Teixeira, Caio Paulista e Abel Hernández. O experiente Fred até embarcou para o jogo, mas segue como dúvida.

São Paulo x Racing

Único dos brasileiros a abrir as oitavas da Libertadores da América em casa, o São Paulo recebe o Racing nesta terça-feira, no Morumbi. O segundo embate acontecerá na semana que vem no estádio Presidente Perón.

Vale lembrar que os dois clubes já se cruzaram na fase de grupos. Fora de casa, o Tricolor Paulista arrancou um empate sem gols, todavia, acabou derrotado no Morumbi, por 1 a 0. Por isso, o time argentino conseguiu a classificação na liderança do grupo, sendo que o São Paulo avançou em segundo.

O treinador Hernán Crespo terá alguns desfalques, contudo deve escalar sua equipe com Tiago Volpi, Diego, Arboleda e Leo, Luan, Liziero, Benitez, Igor Vinicius e Reinaldo, João Rojas e Eder. Sem baixas, Juan Antonio Pizzi pode iniciar com Arias, Sigali, Martinez, Nery Dominguez, Caceres e Mena, Leonel Miranda, Piatti e Moreno, Chancalay e Copetti.

Universidad Católica x Palmeiras

Palmeiras inicia a disputa das oitavas da Libertadores fora de casa, no estádio San Carlos de Apoquindo. O confronto decisivo ocorrerá no Allianz Parque, no dia 21 de julho, às 19h15. O atual campeão da competição sul-americana não terá a sua dupla de ataque titular, mas se fortalece com o retorno do atacante Dudu.

Verdão se classificou na liderança isolada na sua chave somente perdendo pontos em um empate, em jogo disputado com reservas no Allianz Parque. A provável escalação alviverde: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Breno Lopes e Deyverson.

A equipe chilena, por sua vez, avançou em segundo lugar no grupo que contava com o Argentino Juniors, com uma campanha com três vitórias e três derrotas. No entanto, a equipe não contará com seu goleiro titular.

O palmeiras seguirá em frente nas oitavas da libertadores?

Defensa y Justicia x Flamengo

Agora sob o comando de Renato Gaúcho, o Flamengo dá o pontapé nas oitavas da Libertadores, fora de casa, em Santiago, no Chile. Nesta quarta-feira, o rubro-negro pode começar com um setor ofensivo extremamente letal formado por Pedro, Gabigol, De Arrascaeta e Everton Ribeiro na armação.

O Fla passou na liderança do seu grupo, ainda que tenha perdido pontos ao empatar nas últimas três partidas da primeira fase. Enquanto o Defensa ficou com o segundo lugar no grupo liderado pelo Palmeiras. O jogo gera grande expressão devido à estreia de Renato no comando técnico do campeão da Libertadores em 2019, substituindo Rogério Ceni.

Olimpia x Internacional

O Internacional será o único clube brasileiro a entrar em campo na quinta-feira, 15. O adversário será o Olimpia, que mandará o jogo no estádio Manuel Perreira. Com início previsto para às 21h30 (horário de Brasília), o confronto das oitavas da Libertadores da América marcará a estreia de Diego Aguirre no comando do Colorado na competição sul-americana.

A segunda partida acontecerá no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) no dia 22 de julho. As duas equipes já duelaram na fase de grupos da competição continental, pelo grupo B. No primeiro jogo, o Colorado goleou por 6 a 1, em casa. No segundo encontro, na quinta rodada da fase inicial, o Inter venceu novamente, porém pela diferença mínima no placar.

É importante frisar que a equipe brasileira se classificou na primeira colocação da chave, somando 10 pontos. Enquanto o Olimpia, do Paraguai, carimbou o passaporte para as oitavas da Libertadores somente na última rodada ao golear o Deportivo Táchira.

Oitavas da Libertadores da América 2021: Quem sai na frente nos jogos de ida?

Novidades dos jogos das oitavas da Libertadores

Três fatores devem ser observados nos jogos das oitavas da Libertadores da América. O Atlético-MG, que obteve a melhor campanha da fase de grupos, tem o direito de decidir em casa todos os confrontos eliminatórios até a decisão, que acontecerá em jogo único em sede previamente definida.

De acordo com a Conmebol, a grande decisão ocorrerá no dia 20 de novembro, no Uruguai, no tradicional estádio Centenário, em Montevidéu. 

Além disso, o gol anotado fora de casa possui peso diferenciado, servindo como critério de desempate. E, nesta etapa, a Libertadores também passa a ter o suporte do VAR, que não estava disponível na fase de grupos e nas etapas preliminares do torneio sul-americano.

Top 3

Bônus

Outras notícias que poderão o interessar...